segunda-feira, 11 de julho de 2011

Maior que tudo!


O assunto futebol, aqui no Brasil, é algo praticamente obrigatório em todos os lares.
Mesmo naqueles onde o esporte de preferência não é o futebol, todos tem um time pelo qual simpatiza,ou torce.
O lance é a evidente diferença entre torcedores Rubro Negros, e demais torcedores.
Sou nascida em berço Rubro Negro, pai e mãe Flamenguistas devotos!  Sendo assim já nasci com esta essência Rubro Negra.
Mas recordo-me de como se fazia referencia ao futebol, na minha casa sempre foi assim: O Flamengo é maior que tudo!

Mas e o Brasil? Na minha casa se falava em Brasil apenas em Copa do Mundo. Porque no assunto futebol, acima de qualquer coisa está o Flamengo!
Porém ainda assim era possível ter apreço e torcer por nossa seleção. Tínhamos nomes e times que empolgavam. Que dava gosto de ver.
 Mas para meus amigos, pequenos sofredores torcedores de outros times, eram orientados desde crianças a falarem: meu time é: (qualquer coisa) e Brasil! Ou seja, se teu time estiver um fracasso, faz o guri ficar feliz porque é Brasil! Pelo menos valia a pena dizer que era Brasil!
Ai,ai,ai..vergonha alheia!

Depois que me tornei mãe,vejo tal novela se repetir. Meus filhos, Rubro Negros puro sangue, não vêem nada além do Flamengo. Falou em futebol, falou em Flamengo.
O Flamengo é motivo de devoção.
Lá se dorme com o manto em semana de prova,porque dá sorte!
Se veste o manto se estiver com um mau estar porque melhora.
Manto para ir à festa.
Manto para ir à Igreja.
É manto pra tudo! E vestem o manto com orgulho!

E ai vem a questão: mãe porque eu torço pro Brasil?
É....hum....ah....deixa eu pensar....
Ah! O Brasil é seu País!
Vem o troco: mas o Brasil só perde mãe!

É...não sei mais o que argumentar!
Ah! Já sei!
O Flamengo fica dentro do Brasil!!!!
Não se convenceram....mas também não responderam mais....apenas uma observação: mas eu tenho que assistir este jogo? Porque prefiro ir pra quadra jogar bola!
É...vai jogar bola porque é mais interessante..lá vc tem algum gol pra comemorar....(pro time do Brasil eu sou corneta!)

E assim segue... O Flamengo é o Flamengo. E esta frase cada vez mais me dá a certeza de que ser Rubro Negro é algo que transcende. Não se explica,se sente. É algo que dá um orgulho danado... emociona.
“Eu teria um desgosto profundo se faltasse o Flamengo no mundo...”

De qualquer forma, vamos lá Brasil...boa sorte.
Será preciosismo dizer que eu colocaria o time do Flamengo pra jogar a Copa América,que com certeza ganharíamos?
E daí... eu penso assim!

Mas borá lá... eu to invicta. E você?


#NadaImportaSemOFlamengo

Cella


2 comentários:

  1. Sempre mt concisa... já tá até chato eu sempre comentar isso..mas vc tira as palavras de nossas cabeças e as embaralha perfeitamente com total discernimento...
    #NadaImportaSemOFlamengo

    ResponderExcluir
  2. Eu tô invicto também! Flamengo é Flamengo! Ou, como diria o Beto Cachaça, Framengo é Framengo!

    ResponderExcluir